Mini Abdominoplastia
O QUE É A MINI-ABDOMINOPLASTIA?
Cirurgia que retira o excesso de pele da parte inferior do abdômen (“pé da barriga”)
ONDE FICA A CICATRIZ?
Fica localizada acima do púbis, onde geralmente é feita a cesárea, se estendendo lateralmente. Isto quer dizer que é maior que uma cicatriz de cesárea.
QUAL A DIFERENÇA ENTRE MINI-ABDOMINOPLASTIA E ABDOMINOPLASTIA?
→ Abdominoplastia: Cicatriz maior que a mini-abdominoplastia. Toda a pele e gordura do umbigo para baixo é retirada. Existirá uma cicatriz em torno do umbigo. Trata também flacidez de pele acima do umbigo, pois toda a pele é esticada para baixo. Trata também a flacidez muscular (plicatura dos reto-abdominais).
→ Mini-abdominoplastia: Cicatriz menor que a abdominoplastia, mas geralmente maior que a cesárea. A retirada de pele e gordura é menor que na abdominoplastia, e neste caso somente um fuso acima do púbis é retirado. Não existe cicatriz no umbigo.
QUANDO É INDICADA?
Para pacientes com flacidez e excesso de pele somente na região infra-umbilical. Para pacientes que farão a lipoaspiração e irão evoluir com flacidez infra-umbilical após a lipo.
QUANDO É CONTRA-INDICADA?
Pacientes com flacidez em todo o abdômen. Pacientes que apresentam uma flacidez muscular importante.
QUE TIPO DE ANESTESIA É ULTILIZADA?
Anestesia peridural ou raqui, sempre com sedação.
QUAL O TEMPO DE INTERNAÇÃO?
Apenas de 12 horas.
É NECESSÁRIO O USO DE DRENO?
Nem sempre, mas em alguns casos poderão ser indicados.
O PÓS-OPERATÓRIO É DOLOROSO?
Não. O pós-operatório da mini-abdominoplastia é praticamente sem dor. Vários analgésicos serão receitados para que o pós-operatório seja bem tranquilo.
VOU PODER ME ESTICAR APÓS A CIRURGIA?
Sim.
É NECESSÁRIO O USO DA CINTA CIRÚRGICA?
Sim. A cinta deverá ser usada por um período mínimo de 30 dias. Iremos recomendar também uma espuma que será colocada abaixo da cinta para proteger a pele que estará inchada após a cirurgia.
DEVO FAZER DRENAGENS LINFÁTICAS APÓS A CIRURGIA?
Sim. Pelo menos 10 sessões de drenagem linfática devem ser feitas, com profissional habilitado. Isso vai evitar um acúmulo maior de líquidos na região operada e irá acelerar sua recuperação.
QUAIS OS CUIDADO NOS PÓS-OPERATÓRIO?
Iremos orientar quanto a troca de curativos. Iniciar as drenagens linfáticas conforme recomendado. Utilizar a cinta e espuma por um período de 30 dias. Evitar atividades físicas até nossa liberação.